O profissional em Educação Matemática
Adaptado de Sérgio Lorenzato & Dario Fiorentini, 2001
(Preprint)
O educador matemático é aquele que concebe a Matemática como um meio: ele educa
através da Matemática. Tem por objetivo a formação do cidadão e, devido a isso, questiona qual a
Matemática e qual o ensino são adequados e relevantes para essa formação. Suas atividades se
desenvolvem nas escolas de ensino fundamental e médio, nas Secretarias de Educação e nos
centros de formação de professores. É o
educador matemático um profissional responsável pela
formação educacional e social de crianças, jovens e adultos, dos professores de matemática (de
nível fundamental e médio) e também pela formação dos formadores de professores. Suas
pesquisas são realizadas, utilizando-se essencialmente fundamentação teórica e métodos das
Ciências Sociais e Humanas.
O surgimento da Educação Matemática enquanto campo profissional e científico
Tomando por base o estudo de Kilpatrick (1992), poderíamos destacar pelo menos três
determinantes para o surgimento da Educação Matemática enquanto campo profissional e
científico. O primeiro é atribuído à preocupação dos próprios matemáticos e de professores de
Matemática sobre a qualidade da divulgação e socialização das ideias matemáticas às
novas
gerações. Essa preocupação dizia respeito tanto à melhoria de suas aulas quanto à atualização e
modernização do currículo escolar da Matemática. De acordo com Schubring (1999) a
Matemática foi a primeira das disciplinas escolares a deflagrar um movimento internacional de
reformulação curricular. Este movimento aconteceu a partir da Alemanha, no início do século
XX, sob a liderança do matemático Felix Klein.
O segundo fato é atribuído à iniciativa das universidades européias, no final do século
XIX, em promover formalmente a formação de professores secundários. Isso contribuiu para o
surgimento de especialistas universitários em ensino de Matemática.
O terceiro fato diz respeito aos estudos experimentais real.
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