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sábado, 7 de setembro de 2013

PROVA DE MATEMÁTICA 3º BIMESTRE.



MATEMÁTICA PROF. DANIEL

NOME:                                                                                                  Nº.:                 ANO:

1) Um triângulo pode ser classificado de dois modos: Em relação aos lados. Nas figuras abaixo temos 3 triângulos (T1;T2;T3) respectivamente. Quais são os seus nomes?
                    
A) Isósceles, escaleno, eqüilátero.              B) Escaleno, isósceles, eqüilátero.
C) Acutângulo, retângulo, isósceles.          D) Obtusângulo, retângulo, acutângulo.
E) Eqüilátero, isósceles, escaleno.

2) No triângulo Isósceles, temos que o ângulo formado pelos lados congruentes é chamado de ângulo do vértice; o lado oposto ao ângulo do vértice chama-se base e os outros dois ângulos do triângulo são os ângulos da base. Sabendo que o ângulo  vale 70º, quanto vale os outros ângulos?
       
A) 30º e 80º      B) 50º e 60º     C) 55º e 55º       D) 40º e 70º      E) 20º e 90º.

3) No triângulo Eqüilátero: os três lados são congruentes. Qual é o valor dos ângulos internos do triângulo (ά= alfa, β=beta, γ=gama)? 
 
A) 30º, 60º, 90º.        B) 45º, 45º, 90º        C) 70º, 70º, 40º    D) 60º, 60º, 60º.        E) 55º, 55º, 70º.

4) No triângulo Escaleno: não existem lados congruentes. Sabendo que o ângulo  vale 90º, quais são os possíveis ângulos da seqüência abaixo no triângulo vale (β= beta, γ=gama) os outros ângulos?
       
A) 30º e 60º      B) 50º e 60º     C) 55º e 55º       D) 40º e 70º      E) 20º e 80º.

5) Em relação aos ângulos, os triângulos podem ser:
Acutângulo, Retângulo, Obtusângulo, (T1, T2, T3).
Quais das seqüências abaixo representam as figuras dos triângulos?


                              
A)    Acutângulo, Retângulo, Obtusângulo.              B) Retângulo, Obtusângulo, Acutângulo.
C)    Retângulo, Acutângulo, Obtusângulo               D) Obtusângulo, Acutângulo, Retângulo.
E)     Acutângulo, Obtusângulo, Retângulo.

6) No triângulo Acutângulo todos os ângulos são agudos, isto quer dizer que:?
A) Seus ângulos são maiores que 90º.
B) Tem um ângulo igual a 90º.
C) A soma de seus ângulos internos são 180º e os ângulos são menores que 90º.
D) Tem um ângulo maior que 90º.
E) A soma de seus ângulos internos são 180º e tem um ângulo que vale 90º.

7) Sejam r e s duas retas paralelas. Uma reta t intercepta as retas r e s, chamada de transversal. Sabendo que o ângulo â = 60º, quais são os valores dos ângulos respectivamente b, c, d, e, f, g, h?
 
A) 60, 120, 60, 120, 60, 120, 60.             B) 120, 60, 120, 120, 60, 60, 120.   
C) 80, 100, 120, 140, 160, 180,200.         D) 120, 60, 120, 60, 120, 60,120.     
E) 40, 60, 80, 100, 120, 140,160.

8)Um feixe de retas paralelas a, b, c são cortadas por duas transversais s e t. Sabendo que o segmento AB= 10 cm e BC= 30 cm. O segmento B’C’= 45 cm, qual é o valor do A’B’ ?

A) 12 cm      B) 13 cm      C) 14 cm       D) 20 cm      E ) 15 cm.

9) No triângulo retângulo abaixo temos as seguintes medidas dos catetos: c = 6 cm e b = 8 cm. Qual é o valor da hipotenusa?     
A) 12 cm      B) 13 cm      C) 14 cm         D) 10 cm      E ) 15 cm.

10) Complete a frase abaixo: A Hipotenusa em um triângulo retângulo é sempre _______________lado.
A) menor     B) igual     C) cateto        D) maior          E) oposto.


11) Calcule o: m.m.c. (9, 12, 15).por fatoração:



12) Foram os Hindus os criadores da representação mais útil de todas. Usando dez símbolos, hoje
representados por 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 e algumas regras, inventaram um modo prático e eficiente de representar os números, que usamos até hoje.
Escreva por extenso os números:
a)      20.763
b)      1.467.300
c)      14.770.435
d)     245.000.000.000

13) Passar um número do sistema de base b, para o sistema decimal
 75 = (203)6  Observe que:
- Para formar o número, usamos os restos e o último quociente obtido.
- A leitura é feita da direita para a esquerda.
75 / 6
3 12 6
0 2

14) Qual é o nome das figuras abaixo:
                                                                    














 



                                                                                    






       










15)    Qual é o nome das figuras abaixo:                                                                                                











16) Na tabela abaixo está alguns símbolos matemáticos. Responda qual é o símbolo da coluna 1 e linha 6, escreva ele e sua representação.

~
Não
^
e
v
ou
se… então
se e somente se
|
tal que
implica
equivalente
Э
existe
Э |
existe um e somente um
 V
qualquer que seja

17) Um número natural n é primo, se ele tiver apenas dois divisores. Responda quem são esses números?


18) Um número natural n é composto, se n for diferente de 0 e possuir mais de dois divisores.
Observe que de acordo com essa definição, os números 0 e 1 não são primos nem compostos.
Os números primos formam a sucessão 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23,...
Complete a sequencia dos números primos até 55.


19) Decomponha o número dado em fatores primos. 60 (fatoração).



20) Chama-se fração todo número representado pelo símbolo a/b , onde a e b são números inteiros e b  é diferente de 0 (zero). Quais são os tipos de frações ?


21) Quem é o numerador ? O que significa ?


22) Quem é o denominador ? O que significa ?


23) Medir uma grandeza é compará-la com outra da mesma espécie, chamada unidade. Como se chama o sistema de medidas usado no Brasil?


24)   O que é o quilograma ( Kg ), qual grandeza mede ?


25)   Sabendo que a Argentina tem o segundo maior território da América do Sul, com uma população de aproximadamente 42 milhões de habitantes. E sendo 1/3 dos argentinos são de origem européia, isso corresponde à ?
a) 21 milhões        b) 14 milhões         c) 30 milhões        d) 25 milhões         e) 15 milhões.

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