Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de junho de 2013

DONOS DO BRASIL.

Quem é o dono do Brasil

A última vez em que vi e ouvi Osiris Silva foi como conferencista em um ciclo de palestras montado pelo "Diário do Comércio", há bem anos. A mesma simpatia, disposição de trabalho, recepcionado por José Costa, ambos de cabelos grisalhos, ambos batalhadores.
Osiris Silva: engenheiro pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, pós-graduando pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, oficial e piloto da Força Aérea Brasileira, presentemente com 78 anos, e diretor da Unimonte, Centro Universitário Monte Serrat, em São Paulo.
Não precisaria dizer, mas vai lá: participou da criação e presidiu a Embraer, presidiu a Petrobrás e foi ministro de Infraestrutura.
Um bom currículo. Em 18 de outubro último, Osiris Silva, um otimista por natureza, concedeu memorável entrevista ao caderno de Economia, do "Jornal do Brasil", com assinaturas de José Aparecido Miguel. É algo que merece ser lido.
Sintetizo os trechos que me parecem mais oportunos e atuais. Recebeu Osiris uma pergunta-bomba: "O senhor foi presidente da Embraer. Como vê a negociação de compra de caças que o Brasil está fazendo com a França, admitida pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva?"
A resposta veio imediata, tranquila, um bólido:
O governo lançou uma concorrência internacional. Nós temos a terceira maior fábrica de jatos do mundo e o Brasil faz uma concorrência internacional da qual a Embraer não participa.
É um pensamento que sempre prevaleceu no Brasil, desde que fabricamos o primeiro avião, o Bandeirantes, e diziam que não éramos capazes de fabricar.
Quando fizemos o Tucano, disseram que nós não sabíamos fazer aviões de treinamento. Aí lançamos jatos comerciais, disseram que a gente não poderia competir com as grandes empresas mundiais.
Osiris não precisa meditar para considerações seguintes. Ele sempre teve respostas à ponta da língua, temo que esconder. Na mitologia, Osiris, filho do Céu e da Terra, teria sido o primeiro deus que apareceu depois da criação do Mundo.
O ex-presidente da Embraer não se sente cômodo com essa situação: "Hoje, nós competimos com as empresas mundiais e estamos ganhando, e agora vem a FAB (Força Aérea Brasileira) com uma compra de aviões de combate no exterior.
E estão dizendo que nós não sabemos fazer avião. Por isso não abriram para a Embraer a concorrência. Estão incluindo a Embraer como beneficiária de um negócio de transferência de tecnologia, como dizendo que o pessoal lá do Hemisfério Norte sabe, e nós, do Hemisfério Sul, não sabemos.
É um tema candente, delicado, há muitos e vultosos interesses em jogo - políticos, econômicos, comerciais, outros no âmbito das relações entre nações. Mas o entrevistado não se conforma, e tem lá razões:
Eu pergunto: os Estados Unidos têm condições de fazer seus caças? A Inglaterra tem? A Suécia tem? A França tem?
Sim, nós temos. Temos, afirmo novamente, a terceira maior empresa fabricante de aviões do mundo. Sinceramente, eu fico surpreso. Ninguém pergunta se os chineses são capazes de fazer isso ou aquilo. Mas se é empresa brasileira, já falam - "não tem condições de fazer. Por que?"
Mais adiante e mais peremptório:
"Eu diria o seguinte: por que não questionamos a negociação desses caças? Ninguém questiona que o coreano pode fazer um automóvel, que o chinês possa fazer os produtos para nós, que a Tailândia possa vender aqui, que Marrocos faça camisa para os brasileiros.
Osiris fala em política: "É engraçado que nossos políticos, de um modo geral, cultivem vitórias pessoais e acham que isso é suficiente, eu diria que cada vitória representa uma enorme responsabilidade em relação ao futuro, porque esse pessoal, por menos que eles considerem isso, é pago por nós...
Para que o país possa crescer, é preciso criar um mecanismo de cultura". Finalizando: "O Brasil não tem planejamento. O dono do Brasil é o Governo, não é verdade?


 Manoel Hygino dos Santos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário