SOBRE a MATEMÁTICA:
1). - O professor de
Matemática deve ensinar matemática
A chave do sucesso não se limita em tornar o ensino agradável e interessante: o
sucesso em Matemática continua exigindo trabalho
árduo.O professor de matemática que desvia seu foco da Matemática para atividades e
projetos que visam apenas ao entretenimento e não ao aprendizado de matemática
faz um desserviço. Similarmente,
pular entre tópicos desconexos não passa de uma infeliz tentativa de despertar
interesse.
2). - Admita que Aritmética
e Álgebra são os temas básicos das primeiras séries
Aritmética e Álgebra continuarão a ser um entrave para muitos estudantes. Em
vez de fugir desses importantes assuntos, os professores devem aumentar sua
atenção e ênfase sobre os mesmos.
3). - Inclua cálculos
algébricos, abstrações e exercícios práticos
Nem todos os conteúdos matemáticos devem estar associados às aplicações. Mesmo
quando o objetivo final seja aplicação no mundo real, a aquisição de
desenvoltura matemática e de conhecimento frequentemente requer o estudo de
material abstrato.
4). - Reintroduza a
ênfase em demonstrações matemáticas
O abandono das demonstrações e a abordagem informal da Matemática tem sido
prejudiciais ao desenvolvimento da capacidade de se raciocinar matematicamente.
O desenvolvimento gradual da lógica formal e da capacidade de demonstrar devem
começar mais cedo e serem mais enfatizadas.
5). - Enfatize que
algoritmos devem ser ensinados, entendidos e usados.
Algoritmos e operações não são um mal a evitar. Muito ao contrário, são
técnicas a serem ensinadas e entendidas e então usadas para o processamento da
informação e como uma base para estudos posteriores.
6). - Calculadoras e
computadores devem ser usados comedidamente. Todo aluno deve ser capaz de usar lápis e papel para multiplicar e dividir já ao final da quarta
série. A introdução de calculadoras
deve ser feita só a partir da sexta série e deve ser abolido o seu uso em
exames de final de primário.
A Tecnologia avança vertiginosamente e isso torna impossível a avaliação de seu impacto na educação.
A Tecnologia avança vertiginosamente e isso torna impossível a avaliação de seu impacto na educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário